Alerj
aprova financiamento de quase R$ 1 bilhão para a conclusão da Linha 4 do Metrô
do Rio de Janeiro
Lei agora precisa ser sancionada
pelo governador em exercício para que crédito junto ao BNDES seja liberado
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
7/Abril/2016
A Assembleia Legislativa do
Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última quarta-feira (6) o projeto
de lei 1.561/16, que autoriza o Governo do Rio de Janeiro a solicitar um
financiamento de até R$ 989,2 milhões ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) para a conclusão das obras da Linha 4 do Metrô, prometidas
para a Olimpíada. O projeto, aprovado em discussão única, deve ser encaminhado
para a sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles.
No dia 1º de abril, o Conselho
Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda, do Planejamento,
do Orçamento e Gestão e pelo Presidente do Banco Central, havia aprovado a medida.
Da primeira vez que o texto foi mandado à Alerj, ocorreu a sua reprovação,
devido a questionamentos quanto à capacidade do estado de arcar com as dívidas.
A Linha 4 do Metrô é prometida
como o grande legado da Olimpíada, do ponto de vista do transporte público da
cidade. Recentemente, o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pela obra,
divulgou que restam 46 metros de escavação e um
quilômetro de instalação dos trilhos da linha, que, quando
concluída, contará com 16 quilômetros de extensão e será composta pelas
estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah
e Nossa Senhora da Paz.
Estações
da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro estão em fase de acabamento
Áreas das edificações de Antero
de Quental e Jardim de Alah passam por testes e instalações finais
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
22/Março/2016
Estão em fase de acabamento as
estações Jardim de Alah e Antero de Quental, da Linha 4 do Metrô do Rio de
Janeiro. As obras foram visitadas na última segunda-feira (21) pelo Secretário
de Transportes Rodrigo Vieira, pelo subsecretário executivo, Oswaldo Dreux, e
pela presidenta da RioTrilhos, Tatiana Carius.
Estações da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro
estão em fase de acabamento
A estação Antero de Quental
iniciou os testes dos sistemas operacionais, que ocorrem por etapas. Foram
concluídas as duas subestações de energia, e, dessa forma, iniciou-se a
verificação dos sistemas de ventilação, iluminação e acessibilidade, além da
montagem dos elevadores. O nível de acesso aos passageiros está quase
finalizado, e, em abril, o painel de azulejos começará a ser montado. As
bilheterias estão prontas e o mezanino da estação está totalmente concretado, e
recebe o piso de granito definitivo.
Na estação Jardim de Alah, estão
sendo instalados os trilhos na via permanente, local onde os trens irão passar.
Os mezaninos e as plataformas de embarque e desembarque seguem em construção;
os dois acessos aos passageiros, nas avenidas Borges de Medeiros e Ataulfo de
Paiva, já se encontram com estruturas metálicas instaladas o piso de granito
definitivo já está em processo de assentamento. As salas técnicas e
operacionais seguem o cronograma de evolução. A ventilação definitiva está
implantada, e a sala de Comando Geral e as duas subestações de energia, idem.
A Linha 4 do Metrô do Rio deverá
transportar cerca de 300 mil pessoas por dia, retirando da rua cerca de dois
mil veículos por hora/pico. Ela contará com 15 novos trens e seis estações -
Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa
Senhora da Paz - compreendendo 16 km de extensão.
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