domingo, 10 de abril de 2016

Belissimo Rio



Alerj aprova financiamento de quase R$ 1 bilhão para a conclusão da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Lei agora precisa ser sancionada pelo governador em exercício para que crédito junto ao BNDES seja liberado
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
7/Abril/2016


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última quarta-feira (6) o projeto de lei 1.561/16, que autoriza o Governo do Rio de Janeiro a solicitar um financiamento de até R$ 989,2 milhões ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a conclusão das obras da Linha 4 do Metrô, prometidas para a Olimpíada. O projeto, aprovado em discussão única, deve ser encaminhado para a sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles.


 No dia 1º de abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda, do Planejamento, do Orçamento e Gestão e pelo Presidente do Banco Central, havia aprovado a medida. Da primeira vez que o texto foi mandado à Alerj, ocorreu a sua reprovação, devido a questionamentos quanto à capacidade do estado de arcar com as dívidas.

A Linha 4 do Metrô é prometida como o grande legado da Olimpíada, do ponto de vista do transporte público da cidade. Recentemente, o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pela obra, divulgou que restam 46 metros de escavação e um quilômetro de instalação dos trilhos da linha, que, quando concluída, contará com 16 quilômetros de extensão e será composta pelas estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

Estações da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro estão em fase de acabamento
Áreas das edificações de Antero de Quental e Jardim de Alah passam por testes e instalações finais
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
22/Março/2016

Estão em fase de acabamento as estações Jardim de Alah e Antero de Quental, da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. As obras foram visitadas na última segunda-feira (21) pelo Secretário de Transportes Rodrigo Vieira, pelo subsecretário executivo, Oswaldo Dreux, e pela presidenta da RioTrilhos, Tatiana Carius.

Estações da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro estão em fase de acabamento

A estação Antero de Quental iniciou os testes dos sistemas operacionais, que ocorrem por etapas. Foram concluídas as duas subestações de energia, e, dessa forma, iniciou-se a verificação dos sistemas de ventilação, iluminação e acessibilidade, além da montagem dos elevadores. O nível de acesso aos passageiros está quase finalizado, e, em abril, o painel de azulejos começará a ser montado. As bilheterias estão prontas e o mezanino da estação está totalmente concretado, e recebe o piso de granito definitivo.

Na estação Jardim de Alah, estão sendo instalados os trilhos na via permanente, local onde os trens irão passar. Os mezaninos e as plataformas de embarque e desembarque seguem em construção; os dois acessos aos passageiros, nas avenidas Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva, já se encontram com estruturas metálicas instaladas o piso de granito definitivo já está em processo de assentamento. As salas técnicas e operacionais seguem o cronograma de evolução. A ventilação definitiva está implantada, e a sala de Comando Geral e as duas subestações de energia, idem.

A Linha 4 do Metrô do Rio deverá transportar cerca de 300 mil pessoas por dia, retirando da rua cerca de dois mil veículos por hora/pico. Ela contará com 15 novos trens e seis estações - Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz - compreendendo 16 km de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário