domingo, 6 de maio de 2018

Viva o Rio de Janeiro

Professores da rede municipal afastam medo da matemática com ações inovadoras

06/05/2018 09:00:00

Neste domingo, 6 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Matemática. Quem nunca sentiu o coração acelerar diante de questões de matemática? Ou vontade de chorar diante do cálculo complicado em uma prova? Tratada como uma disciplina que provoca medo em muitos estudantes, a Matemática está deixando de ser um "bicho de sete cabeças" na vida de centenas de crianças e jovens do Rio de Janeiro. Professores da rede municipal de ensino decidiram inovar e estão fazendo sucesso entre os alunos, mostrando que a disciplina pode, sim, ser aprendida facilmente e, o que é melhor, de maneira divertida. Um exemplo vem de Padre Miguel. O outro, de Bangu. Ao ritmo do funk, Lídia do Amaral e Ubirajara abusam da criatividade para ajudar seus alunos a superarem as dificuldades. Conheça o trabalho desses dois "artistas" que uniram o amor aos números à criatividade.

Em Padre Miguel, a professora Lídia do Amaral ensina de forma divertida o conceito da potenciação. Envolvidos com o ritmo e a letra simples, escrita previamente no quadro branco, os alunos do 7º ano da Escola Municipal General Tasso Fragoso, em Padre Miguel, Zona Oeste da cidade, aprendem cantando e se divertindo as matérias da tão temida Matemática. As aulas são repletas de frases ritmadas como "Vem, vem, vem, vem, vem, vem; na potenciação; a base vai repetindo, com a multiplicação".




Com a música na cabeça dos estudantes, a docente propõe outra atividade: divide a turma em grupos e sugere uma partida de "dominó das potências". Elaborado e produzido por Lídia com material reciclado, o jogo contém 28 peças e cada uma delas é dividida com uma potência e um resultado. O objetivo é calcular a potência, descobrir a resposta e encontrar a peça que se encaixa com a equação. O primeiro grupo a colocar todas as peças na sequência correta é o vencedor da tarefa.

Para explicar a matéria teórica e apresentá-la de forma prática através de exercícios, a professora optou por trabalhar os temas da disciplina de forma lúdica. Não é uma coincidência. Lídia busca ministrar aulas sempre com essa proposta. Usando e abusando da criatividade, a professora mostrar aos seus 240 estudantes que ar Matemática pode ser leve.

"Quero fazer diferente e acho que estou conseguindo. Os alunos estão mais receptivos, se envolvem com as atividades e a consequência disso tudo é que eles estão aprendendo matemática, que historicamente já é vista com uma disciplina pouco atrativa entre os estudantes".

Para atingir seu objetivo, o ambiente na sala de aula foi desenvolvido para atrair os alunos. O chão da entrada é pintando com os vários ângulos que podem surgir ao movimentar a porta. Cada carteira tem uma régua numérica colada cuidadosamente pela professora. Além disso, uma reta numérica, com números positivos e negativos, ocupa todo o comprimento de uma parede. Cartazes coloridos com tabuadas e regras de sinais de multiplicação e divisão também fazem parte do cenário.



O aluno Victor Hugo Souza, de 12 anos, sempre gostou de matemática. Porém, segundo ele, as aulas da "Tia Lídia" são muito melhores:

"Ela explica de um jeito tão fácil que quando a gente vê já está cantando, resolvendo as questões e achando os resultados".

Na Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, em Bangu, o professor Ubirajara – popularmente conhecido como Bira - também é uma celebridade. Suas aulas se tornaram conhecidas na internet, no início de abril, após um vídeo filmado por um estudante viralizar em uma rede social. Depoimentos como "eu queria ter esse professor" foram repetidos diversas vezes na publicação.

Há 35 anos no ensino da Matemática, Ubirajara tem orgulho dos resultados positivos dos estudantes com sua estratégia de usar ferramentas disponíveis na cultura local para motivá-los:



"Fui dar aula em um curso preparatório com um amigo meu e gostei da forma de dar a aula com música. Costumo dizer que quem faz bagunça na minha aula sou eu. Um dia, um aluno gravou e passou para o primo. Este colocou na internet e, no dia seguinte, quando eu fui ver, já eram 56 mil visualizações. Cheguei à escola e todo mundo veio falando". 

 Como surgiu o Dia da Matemática?

O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 06 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como "Malba Tahan".

Em 5 de maio de 2004, a então deputada Raquel Teixeira foi responsável por apresentar um projeto de lei para instituir o Dia Nacional da Matemática. O objetivo era que o Ministério da Educação e da Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data. A proposta determinava um momento para refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber. Em 26 de junho de 2013, a Lei n° 12.835 instituiu, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática.

 O que levou à escolha dessa data? 

Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. Sua paixão, mesmo, era a matemática. 




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