Terceiro grande BRT do Rio,
Transolímpica atravessa 11 bairros a facilita acesso a competição esportiva
Novo corredor possui 25 km, dos quais 13 km serão
de vias expressas. Obra teve custo de R$ 2,2 bilhões
Por
Alexandre Raith
Edição
60 - Julho/2016
Uma das principais obras de
mobilidade já realizadas no Rio de Janeiro, o BRT Transolímpica abrirá novas
alternativas de deslocamento em uma cidade que cresceu de forma desordenada e
ao redor de morros que agem como barreiras naturais. O novo corredor tem 25 km
de extensão, sendo 13 km de vias expressas, e avança por 11 bairros, conectando
o Recreio dos Bandeirantes (zona Oeste) a Deodoro (zona Norte).
Além de reestruturar
permanentemente as vias cariocas, o novo BRT (Transporte Rápido por Ônibus, na
sigla em português) foi pensado para auxiliar a fluidez de visitantes e
comitivas ligados aos Jogos Olímpicos. Assim, a via dá acesso à Vila dos
Atletas, ao Parque Olímpico, ao Parque Radical e ao Centro de Hipismo e Tiro.
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BRT Transolímpica tem 25 km, sendo 13 km de vias expressas, com duas faixas para carros e uma faixa exclusiva para ônibus articulado |
Este é o terceiro BRT entregue no
Rio como parte do plano de reestruturação da mobilidade urbana impulsionado
pela Copa do Mundo e pela Olimpíada. Os outros dois - Transoeste e Transcarioca
- foram inaugurados em 2012 e 2014, respectivamente, com extensões bem maiores.
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