sábado, 3 de outubro de 2015

O grande encontro dos povos no Rio de Janeiro

Com circuito finalizado, pista de canoagem slalom é apresentada em Deodoro
Parte do Parque Radical do Rio, instalação vai sediar primeiro evento-teste da modalidade em novembro.













 De acordo com a prefeitura, o volume de água na instalação supera os 25 mil m³, o equivalente a sete piscinas olímpicas (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

As águas turbulentas que desafiarão alguns dos melhores canoístas do mundo em pouco menos de um ano circularam pela primeira vez no Estádio de Canoagem Slalom, em Deodoro, nesta terça-feira (29). A área de competição da instalação foi apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que acionou as três bombas do canal de treino, iniciando a correnteza no circuito.

 “Este equipamento esportivo foi, talvez, o maior desafio dos Jogos Olímpicos e hoje podemos afirmar que foi superado. Como todos podem ver, essa é a edificação mais complicada (do Parque Olímpico) de Deodoro. É com muita alegria que hoje vemos essa pista totalmente pronta”, afirmou.

Segundo a prefeitura, as obras do Estádio de Canoagem Slalom atingiram 85% de conclusão, com toda a estrutura que compõe o circuito, incluindo obstáculos e bombas de circulação da água, já em funcionamento. O desenvolvimento da pista envolveu ainda um período de testes em um laboratório da Universidade Técnica Tcheca, em Praga, que desenvolveu um protótipo do circuito.

De 26 a 29 de novembro deste ano, o local receberá o evento-teste da modalidade, que reunirá 250 atletas de 40 países.

 As três bombas do canal de treinamento foram acionadas para apresentação da instalação (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

As obras seguem no entorno, e algumas estruturas temporárias como os 8.424 assentos provisórios serão instaladas apenas para os Jogos Olímpicos. 

O prefeito ressaltou ainda o legado social do complexo esportivo e disse que pretende antecipar a abertura do Parque Radical para a população logo após a finalização das obras e realização do evento-teste - a instalação só deverá ser entregue aos cuidados do Comitê Rio 2016 para realização da competição Olímpica em abril de 2016.

Junto com a pista de BMX e outra de Mountain Bike, a pista de canoagem slalom fará parte da segunda maior área de lazer da cidade – beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de pessoas de 10 bairros e três municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário