Central 1746 comemora sete anos de atendimento ao cidadão
A Central 1746
completa, nesta sexta-feira (23), mais um ano de atendimento ao cidadão. São
sete anos ouvindo histórias e entendendo o desejo do carioca para uma cidade
melhor. O sistema consolidou-se como principal canal de comunicação entre o
cidadão e a Prefeitura do Rio.
Desde sua criação, a Central 1746 registrou mais de
15 milhões de atendimentos. São oferecidos mais de 1.500 tipos de serviços e
informações disponíveis ao cidadão, fornecidos pelos 168 operadores que
trabalham 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
O cidadão carioca que aciona a Central 1746 exerce
o papel de "síndico da cidade" fazendo solicitações para melhorias
constantes no município. Os serviços mais pedidos são remoção de entulho,
fiscalização de estacionamento irregular, reparo de lâmpada apagada e limpeza
urbana. A satisfação da população com o 1746 atingiu 94% e 73% com os serviços
prestados pela Prefeitura do Rio.
Há dois anos ouvindo e fazendo o atendimento direto
ao cidadão, o operador Ariel Fernando dos Santos, de 23 anos, atende 70
ligações, em média, por dia e coleciona histórias pra contar.
"Eu ouço o que o cidadão tem a dizer, como se
fosse um psicólogo. De maneira geral, o convívio com o cidadão é muito bom.
Aqui tenho muita história. As mais marcantes são os casos do Programa Cegonha
Carioca. É muito legal quando a gente acompanha o atendimento da gestante e, até mesmo, quando a
gente vê a ambulância pela rua", contou.
Os
atendentes que já estão há mais tempo no atendimento ao contribuinte também
auxiliam os operadores que estão chegando, como é o caso da Thais Lima dos
Santos, de 21 anos. A atendente, que já trabalhava no call center do seguimento
de telecomunicações, está na operação da Central 1746 há pouco mais de 20 dias
e sentiu a diferença no atendimento.
"É uma diferença muito legal. Aqui é bem mais
puxado porque são vários assuntos. Existem coisas que eu nem sabia que existia.
Eu sabia que existia o 1746, mas não exatamente para quais serviços ele servia
para o cidadão. A gente passa a olhar tudo diferente, sabe que tem um
atendimento que pode te ajudar", disse.
Durante estes sete anos foram implantadas diversas
melhorias e criados outros canais de atendimento para facilitar a vida do
carioca. A Central 1746 segue trabalhando para melhorar cada vez mais seus
processos e sistema, como explica o coordenador técnico, Gustavo Miranda.
"A Central 1746 proporcionou ao cidadão
facilidade de comunicação, possibilidade de acompanhamento de prazos dos
serviços. O contribuinte sabe que a prefeitura está registrando o que ele está
demandando e serve ainda como subsídios para ações de políticas públicas",
explicou.
Os serviços que abrangem toda a cidade envolvem o
esforço de 27 órgãos municipais. Deste total, os mais demandados são a Comlurb,
Guarda Municipal, Rioluz, Secretaria de Conservação e Meio Ambiente
(Seconserma) e de Transportes (SMTR).
Atualmente, o cidadão pode entrar em contato com a
Central 1746 por meio de quatro canais: o telefone 1746, o portal, o aplicativo
e o atendimento presencial nas 33 Regiões Administrativas distribuídas pela
cidade.
Nestes sete anos de existência, o personagem
principal desta história é o cidadão. Por isso, é fundamental que o
contribuinte continue fiscalizando a cidade e entrando em contato com a Central
1746 por meio dos canais de atendimento disponíveis.
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