quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O belo Rio de Janeiro

Programa no Rio oferece ensino de arquitetura digital e interativa relacionada à Olimpíada
A Rio de Janeiro Visiting School 2016 propõe uso de tecnologias digitais na coleta de dados do corpo humano, na melhora da performance atlética e na construção do desenho arquitetônico

Giovanna Gheller
22/Dezembro/2015








O programa AA Rio de Janeiro Visiting School 2016, promovido pela Architectural Association School of Architecture, pretende explorar, por meio do ensino de arquitetura, de tecnologia e de interatividade, o espaço de transição entre as duas próximas cidades-sede dos jogos Olímpicos, com o Rio de Janeiro entregando a tocha para Tóquio.
A oficina, que acontece durante dez dias do mês de março, focará em uma infraestrutura esportiva transformada por dados do corpo humano digitalmente coletados para demonstrar e melhorar, em tempo real, a capacidade do atleta. Os alunos vão usar o concurso para o estádio olímpico de Tóquio 2020 como espaço de experimentação para criar um novo tipo de arquitetura esportiva inteligente e interativa. O workshop também vai ensinar a escanear dados do corpo, a usar o código interativo e a desenvolver o desenho digital paramétrico e materializá-lo com a fabricação digital para, então, criar uma transformação pós-robótica relacionando a sensibilidade do corpo humano à inovação computacional.
O curso será ministrado pelo arquiteto digital japonês Seiichi Saito, fundador da empresa Rhizomatiks, que tem criado uma série de projetos digitalmente imersivos que mesclam design, arte, espetáculo e arquitetura, como a esteira-interativa do Gatorade Run - Fun Race Machine e a coreografia interativa do clipe “Eclipse/Blue”, de Nosaj Thing. Seus projetos usam captura do movimento digital, controladores Kinect e sensores para rastrear movimentos de dança, a fim de criar formas humanas e movimentos como representações 3D em tempo real. Além de aulas do japonês e de outros membros da Rhizomatiks, o curso também contará com a colaboração de um time brasileiro de arquitetos e técnicos da computação.
Podem participar estudantes de arquitetura de escolas de todo o mundo, recém-formados, alunos que já estudam em algum curso da AA, arquitetos e profissionais criativos que desejam aprofundar seus conhecimentos, práticas e habilidades em arquitetura.
Mais informações podem ser encontradas no site do AA Rio de Janeiro Visiting School.



Nenhum comentário:

Postar um comentário